Pedritense contemplado com bolsa de estudos


 O Pedritense Gilberto Munhoz de Macedo, Bacharel em Ciências Jurídicas (Direito), Especialista em Gestão Ambiental – MBA foi contemplado com uma bolsa de estudos da O4S na área de Introdução à Agricultura Biodinâmica, concorrendo pela categoria literatura (sustentabilidade e a vida na terra)após enviar o texto a seguir:


Sustentabilidade e a vida na terra

A vida no planeta depende de atitudes locais com uma visão Global. De um grande elo entre nações, grupos de produção econômica entrelaçando em uma compreensão cooperativista de conservação e o uso racional dos recursos naturais.Disseminar a compreensão do ecossistema e a correlação com os ecossistemas e suas conexões.

A vida na terra depende do discernimento do uso, disponibilidade, e do aproveitamento da matéria prima relacionada à produção, consumo e descarte integrado à cadeia sócio econômica com o “ciclo de vida do uso do produto”.

 A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando os 7R’s (Repensar, Recusar, Reintegrar, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reduzir) da sustentabilidade como processos vitais.

 Com uma visão mais holística é necessário encontrar formas cada vez mais criativas e comunitárias do despertar do “ser sustentável” que está em cada um de nós. Despertar o sensu crítico de análise do antropocêntrico, que tem levado a destruição inconsequente de várias espécies.

 Ações Globais com valores e princípios compreensíveis, que,a humanidade é apenas parte de um Universo em expansão. A terra é lar de todas as espécies de vida, abranger, formando uma aliança sistêmica para cuidar da terra. Interligar soluções includentes, mudando nossos valores e modo de vida num sentido de responsabilidade Universal. Identificar-se de forma solidária, sensibilizando-nos, no entendimento de parentesco com toda forma de vida.

 Todos interdependes, visando um modo de vida sustentável como critério comum. Reconhecendo que todos os seres são interligados, e tem conexões bio-diversas na atmosfera terrestre. Entender que o direito do uso dos recursos naturais está atrelado as dever de impedir o dano ao meio ambiente.

 Ter uma introspectiva com a nossa mente, para que sejamos ecologicamente responsáveis com esta e futuras gerações. A liberdade de ação de cada geração é alvedrio da liberdade das futuras gerações.

 A sociedade, bem como a ética humana, é parte comum, e está inserida ao meio biótico, portanto, deve proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da terra, com ênfase na diversidade biológica, e os processos naturais que sustentam a vida.

 Socializar planos de desenvolvimento sustentável, tendo o meio ambiente como iniciativa propulsora das afinidades com as reservas naturais, salvaguardando a biosfera.Promovendo o entendimento dos sistemas que garanta a vida na terra, preservando a herança natural, a sanidade dos ecossistemas como um mosaico natural.

Gilberto Munhoz de Macedo


 A organização internacional O4S – OPEN FOR SUSTAINABILITY (aberto para a sustentabilidade) abriu um edital no segundo semestre de 2016 para Bolsa de Estudos em 2017 propondo o seguinte: “O desafio proposto pela equipe do Projeto Ser Sustentável (O4S) é contribuir ativamente para uma sociedade sustentável, justa e pacífica, em harmonia com todo o planeta - buscando criar uma sensibilidade ecológica e um profundo respeito pelas as culturas indígenas, modernas e a diversidade das formas de vida na Terra”.

Postar um comentário

0 Comentários