Criança com fratura tem atendimento negado em Bagé

Imagens fornecidas pela família do paciente
 Um episódio lamentável ocorreu no dia 27 de fevereiro, em Dom Pedrito, quando um menino de 9 anos de idade teve uma queda que resultou em duas fraturas no antebraço, tendo sido atendido primeiramente pelo Samu e depois no Pronto Socorro, ambos setores que foram muito elogiados pelos pais da criança nas redes sociais, pela excelência do tratamento recebido.

 O problema começou a partir do encaminhamento do paciente para Bagé, para onde foi levado em veículo da Secretaria de Saúde por volta das 21h15min daquela mesma data, tendo chegado na vizinha cidade em torno das 22h20min. Na Santa Casa de Bagé, “(...) o dr. traumatologista não estava e (depois) chegou para atender os únicos dois pacientes com fratura que esperavam e eram daqui, de Dom Pedrito, por volta da 0h10min. O dr. chegou, passou os dois pacientes e esclareceu que o caso do meu filho é bem sério pois ele está sem movimentos nos dedos e pulso, mas que infelizmente ele não poderia engessar, que colocaria o braço bem no lugar e apenas uma tala imobilizadora e enfaixaria para não movimentar, como primeiro procedimento, mas  que o gesso e fazer mais Raios X detalhados não poderia pois a administração atual de Dom Pedrito optou por não trabalhar mais com os traumatologistas de Bagé, que o contrato de atendimento foi rompido”, narrou a mãe da criança na rede social Facebook, no dia seguinte ao ocorrido. Sabe-se que o referido médico é um dos traumatologistas que vinha atendendo em Dom Pedrito, contratada que era sua clínica pela prefeitura pelo valor de R$ 25 mil mensais, para procedimentos eletivos, e que não teve o contrato renovado depois de 31 de dezembro passado porque a legislação não permite a mera renovação de contrato depois de decorridos 5 anos do contrato em vigor (o que era o caso). E continuou: “Inclusive eles atendiam na clínica em frente ao hospital e não atendem mais. O dr. nos orientou a procurar a Assistência da nossa cidade assim que fosse possível após os feriados para saber para onde e para quem eu encaminho meu filho, mas que eu não esperasse muito, porque o caso dele é bem delicado”. Tudo isto foi postado no dia 28 de fevereiro passado. O fato repercutiu, finalmente chegando ao conhecimento do prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, que interveio junto à Santa Casa de Bagé, falando com o médico plantonista clínico e exigindo que o menino pedritense fosse atendido. Outra vez, agora no dia 28, o paciente foi conduzido até aquela cidade, sendo atendido pelo mesmo médico traumatologista que não tinha querido engessar seu braço no dia anterior.


 A posição da secretaria de saúde

Primeiro atendimento do Samu foi elogiado pelos pais
 Procurado para se manifestar sobre o ocorrido, o secretário municipal de Saúde de Dom Pedrito, dr. Ary Castro Neto, apresentou ao Folha da Cidade cópia do Ofício nº 02/2017, datado de 03 de março de 2017 e endereçado ao coordenador regional de Saúde (titular da 7ª CRS), dr. Daltro S. Paiva, que entregou em mãos àquela autoridade, em Bagé, na manhã daquele dia 3/3, solicitando esclarecimentos sobre o caso acima narrado e, por extensão, sobre o tipo de atendimento na área de traumato-ortopedia que Dom Pedrito seguirá recebendo na Santa Casa de Bagé.

 O texto do ofício é suficientemente esclarecedor para que a posição da prefeitura de Dom Pedrito fique bem transparente. Vamos ao documento:

“Prezado senhor coordenador regional de Saúde, Ao cumprimentá-lo cordialmente, venho por meio deste solicitar maiores informações referentes aos atendimentos na especialidade de ortopedia e traumatologia, aos quais temos acesso via Santa Casa de Caridade de Bagé, sejam eles de urgência e emergência ou eletivos. Ocorre que temos recebido em nossos gabinetes usuários do SUS, procedentes de Dom Pedrito, os quais, ao chegarem ao Pronto Socorro da Santa Casa de Bagé, necessitando atendimento de urgência, receberam a comunicação de que não poderiam ser atendidos, não poderiam receber imobilização gessada e/ou não poderiam receber tratamento traumatológico-cirúrgico se necessário, em virtude do município de Dom Pedrito não ter renovado o contrato com os profissionais traumatologistas. Fato é que existia um serviço com médicos especialistas em ortopedia em Dom Pedrito, com o objetivo de fornecer atendimento eletivo e ambulatorial apenas. Infelizmente, não foi possível proceder com a renovação natural do contrato, visto que o mesmo já passou por 5 renovações, sendo necessário novo processo licitatório. Ora, este atendimento, por sua natureza eletiva, aguardará os prazos legais para sua reativação. Entretanto, gostaríamos de entender o seguinte:
  1. A quais serviços o município de Dom Pedrito tem acesso, entre aqueles que estão pactuados via 7ª Coordenadoria de Saúde, na especialidade de ortopedia e traumatologia? 
  2. Está correta a informação de que os pacientes oriundos de Dom Pedrito não têm mais acesso aos atendimentos de urgência e emergência em ortopedia e traumatologia na Santa Casa de Bagé? Em caso afirmativo, qual passa a ser o serviço de referência? - Desde já agradeço a atenção. Respeitosamente”. Dr. Ary Castro Neto.

Como ficou o caso

 Contatado o secretário de Saúde, dr. Ary Neto, na quarta-feira passada (8), ele informou que recebeu ofício da 7ª CRS, informando que "a Santa Casa de Caridade de Bagé é a referência regional para todos os municípios da 7ª CRS, para atendimento ambulatorial e hospitalar (...) na especialidade de Traumato e Ortopedia,  assunto do referido ofício, consta no contrato da Santa Casa de Bagé recursos para o atendimento da Urgência e Emergência, com valores federal e estadual e na parte ambulatorial tem recursos para o ambulatório de Traumato-Ortopedia para o qual as consultas são reguladas via SISREG Regional e dentre as atribuições deste ambulatório está a realização de no mínimo 30 cirurgias de média complexidade por mês".

 Também contatada a mãe do menino que teve a fratura no dia 27, antes de finalizar esta edição, ela revelou que a criança se recupera bem e que, gradativamente, os movimentos da mão estão sendo recuperados, com exceção do dedo anular, que ainda não consegue mover.

 Acrescentou que o paciente tem revisão marcada para o dia 15 de março.

Postar um comentário

0 Comentários