Dança de Salão: lazer, socialização e atividade física

Dança de Salão
Aula festiva acontece uma vez por mês.

 Tudo começou em 1992, quando o CTG Rodeio da Fronteira, através de Neiva Freire, que era do Departamento Social da entidade, convidou Ivana Freitas para dar aulas de dança de salão no local, apenas dos ritmos gauchescos. A proposta, logo depois, foi mais longe, quando a própria Neiva abriu uma empresa de eventos nas proximidades do mesmo CTG, a Fest Event, onde Ivana passou a ensinar outros ritmos. Daquele tempo até a atualidade a iniciativa foi ganhando força, sendo realizada também em locais como o Círculo Militar e o Clube dos Funcionários Municipais e beneficiando um público bastante heterogêneo, composto por casais e “avulsos”, como Ivana costuma brincar quando se refere aos que comparecem sozinhos às aulas e, para dançar, fazem par com outros colegas na mesma condição.

Ivana e Tide Ferreira
 Assim é o Curso de Dança, para dezenas de pessoas em Dom Pedrito, já se transformou em mais do que uma ferramenta para aprender a dançar ou, mesmo, melhorar sua performance nas pistas de baile. O ‘Curso da Professora Ivana’ já é encarado como uma opção de lazer, de confraternização social, de criação de amizades e, até, servindo para aumentar o nível de parceria e cumplicidade entre os próprios cônjuges, que comparecem às aulas hoje realizadas na sede social do Clube Comercial, duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras.

OS NÍVEIS DE CURSO: INICIANTE E AVANÇADO

 Durante as aulas Ivana é sempre acompanhada pelo seu fiel escudeiro, o esposo Tide Martins Ferreira – que é militar reformado do Exército Brasileiro e que desempenha o papel de dj durante as aulas, além de par de Ivana nos momentos em que ela precisa explicar os passos de dança aos alunos. Existem dois níveis de curso: um voltado para Iniciantes, que consiste, basicamente, nos ritmos gauchescos: Vaneira, Vaneirão, Xote, Milonga, Bugio, Valsa, Rancheira, Marcha e Chamamé. “Esses ritmos dão a base para a maior parte dos demais, que os alunos vão aprender no curso Avançado. A Vaneira, que não é o ritmo mais fácil, mas é o mais dançável, num 2 por 2 (dois passos para cada lado), fornece a base, por exemplo, para o forró,, o bolero e a música sertaneja”, explica a professora. Este curso, provavelmente, será desenvolvido ao longo do ano no horário das 19h30min às 20h30min, duas vezes por semana (segundas e quartas). E ainda tem o curso Avançado (que provavelmente será das 20h30min às 21h30min), normalmente voltado para os que já fizeram o Iniciante no ano anterior, mas não necessariamente. “Isto é, se a pessoa acha que já tem uma base, sabe dançar os ritmos gauchescos, ou até mesmo se tem os fundamentos e facilidade para aprender, podemos fazer um teste e verificar se ela pode ingressar direto no Avançado”, explica Ivana. Neste curso o aluno aprenderá ritmos como: Bolero, Forró, Foxtrot, Merengue, Salsa, Rock And Roll, Samba, Cha-Cha-Cha, Cúmbia, Sertaneja e Tango.

REUNIÃO PARA INÍCIO DO ANO LETIVO

Ivana e Tide, com o professor Carlinhos de Jesus
 Quem se interessou pelo assunto, pode comparecer na reunião que será realizada no dia 3 de maio, quarta-feira,  às 20h, na sede social do Clube Comercial, quando serão formadas as turmas e acertados os horários de curso. Também será possível que os candidatos a alunos façam uma aula inicial, sem qualquer custo, para avaliarem se de fato é o que querem.

 O investimento, em qualquer dos cursos (Iniciante e Avançado), é de R$ 50,00/mês (individual) ou R$ 90,00 (casal, com direito a uma terceira pessoa da família como cortesia, um filho por exemplo).

Postar um comentário

0 Comentários