Projeto de Arborização Urbana já está em desenvolvimento


 A Unipampa-Dom Pedrito, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da prefeitura (Dema) e com apoio da Uppan (União Pedritense de Proteção ao Ambiente Natural), Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Faculdade Ideau e Secretarias Municipais de Agricultura e de Educação mais a Escola Técnica, estão desenvolvendo o Projeto de Arborização Urbana,  nos mesmos moldes do que já foi realizado em Bagé.

 A coordenação do projeto, em Dom Pedrito, está a cargo do professor Fernando Zocche, da Unipampa, e a iniciativa consistirá em mapear todos os indivíduos (árvores, arbustos e outras plantas) localizados em áreas públicas, verificar o estado fitossanitário de cada um, se necessário tratá-los e, eventualmente, suprimi-los ou substituí-los. "Estamos começando pela Praça General Osório. Desenvolveremos um inventário em toda a cidade e, depois, estenderemos o projeto para a educação ambiental nas escolas de todas as redes (municipal, estadual e particular)", explica a coordenadora do Dema, bióloga Carolina Goulart Munhoz. 

 Ela acrescenta que, em nível de seu departamento, a coordenação do projeto (que é multidisciplinar) está a cargo da engenheira agrônoma Gabriela Duarte.

 Em Dom Pedrito, existem árvores que, pela sua importância não só como indivíduos de porte diferenciado mas, também, como verdadeiros 'testemunhas' de história, deverão ser apontados pelo projeto como 'tombadas' ou 'imunes ao corte'. Exemplos disto são uma Oliveira centenária localizada na esquina da praça General Osório, em frente ao Clube Comercial (foto), o Angico na frente da Igreja Matriz (esta já é imune ao corte), a Tipuana na Avenida Rio Branco, em frente à Farmácia Panvel e a Tipuana Borges de Medeiros, em diagonal com os Correios.

Postar um comentário

0 Comentários