Moto grupos pedritenses - paixão sob duas rodas


 Só quem tem uma moto, é quem pode entender o que significa a sensação de liberdade, de vento no rosto, de vencer fronteiras nestas máquinas guerreiras e que chamamos de "motos".

 E quando se fala em um moto grupo, os significados da moto vão muito além de apenas um meio de transporte. Ele vai, como dissemos, ao ponto de ser considerado uma verdadeira paixão que une pessoas não só pertencentes ao núcleo de participantes, mas se estende para além fronteiras, congregando pessoas de diferentes cidades, estados e países. Em Dom Pedrito, atualmente existem três grupos constituídos, sendo: Moto Grupo Rota 293, Moto Grupo Cães da Estrada e Moto Grupo Dragões da Fronteira, que mantêm uma grande parceria, fazendo, inclusive, suas viagens juntos.

José Volnei na sua CB 750, a famosa 7 galo
 A reportagem do Folha da Cidade conversou com o presidente do Moto Grupo Rota 293, José Volnei, que nos relatou um pouco do que vem a ser um moto grupo, quem são as pessoas que participam dessas agremiações, e nós tentaremos transcrever nas linhas a seguir um pouco do que ele nos contou.

 Inicialmente, Volnei nos explicou que os moto grupos são constituídos por pessoas que em síntese, gostam de moto, de viajar, de se relacionar com outras pessoas, até porque este é um dos principais objetivos destas pessoas, o de fazer o que ele qualifica como "moto-turismo", ou turismo de moto. Viajar, fazer amizades, estabelecer contatos, são algumas das atividades realizadas por estes peregrinos do asfalto.

Cascata Véu da Noiva em Urubici - SC
 Apesar do que muita gente pensa, a maioria das pessoas que participam desses grupos são famílias, casais que têm em comum o gosto pela moto, pela aventura. Volnei nos falou que os encontros de motociclistas são o ponto alto destes grupos, que reúnem amantes da moto de diversos lugares, inclusive de países vizinhos. Ultimamente os grupos aqui da cidade não têm realizado viagens, muito disso, em decorrência de os eventos do tipo, ocorrerem no centro do estado, o que não facilita o deslocamento de participantes aqui da região, porque as distâncias são muito longas. Segundo ele, o último evento reunindo motociclistas aqui em Dom Pedrito, foi em 2014, sendo este o quinto promovido pelos moto grupos pedritenses, que já estão planejando a realização de um encontro para 2018, mas ainda depende da avaliação da AMO - RS, Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, que é quem coordena o movimento e o calendário de eventos no estado.

Fundação do moto grupo Rota 293
em 8 de outubro de 2005
 Volnei conta que estes encontros movimentam muito as cidades que os sediam, tanto na questão do entretenimento, como na economia. Fazendo uma conta por baixo, um evento que conte com 1.500 pessoas e que estas gastem aproximadamente R$ 500,00 nas lojas, postos de gasolina, hoteis e restaurantes, por exemplo, deixam uma boa quantia no comércio local. Ele diz que um evento desse porte, para ser bem organizado demanda, no mínimo, seis meses de dedicação, e precisa também do apoio do poder público, porque envolve muitas medidas como o local para sediar as atividades, segurança, alojamento, banheiros, etc. Volnei conta que o prefeito Mario Augusto já sinalizou seu apoio para a realização do encontro.

 O presidente da Associação e Sindicato Rural, Luiz Augusto, também teria confirmado apoio através da estrutura do sindicato. Vamos aguardar e torcer para que em breve Dom Pedrito sedie mais uma vez um evento deste tipo.

Postar um comentário

0 Comentários