1ª Exposição Feira de Dom Pedrito

1907 - Ano da 1ª Exposição
 Feira de Dom Pedrito 

 Quem vê hoje o parque de exposições de Dom Pedrito organizado e com uma bela estrutura não imagina como foi o começo das exposições aqui em nossa cidade. Bom, do prédio da associação rural falaremos mais adiante. Por hora, vamos focar mais na primeira edição da exposição-feira que hoje conhecemos.

Confira a seguir o que descobrimos a respeito:

 Inicialmente chamada de Sociedade Agrícola e Pastoril Pedritense, criada em janeiro de 1907, para estudo e defesa de seus interesses profissionais.

 Os sócios eram proprietários de campos, criadores, invernadores, charqueadores, marchantes, agricultores e pessoas que subscrevessem seus estatutos e tomassem ações da sociedade. 

Estrutura de madeira onde hoje
está o campo do Cruzeiro
 Presidida em caráter provisório pelo dr. Amâncio Marsilac Motta e depois pelo dr. Edmundo Torres, tinha por fim promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento da indústria agrícola e pastoril; adquirir reprodutores; importar arames e adquirir tudo o que fosse destinado aos seus misteres profissionais e, entre outros, vender os produtos entregues pelos sócios, difundir técnicas agrícolas e pastoris, evitar propagação de moléstias do gado e ainda organizar exposições e conferir prêmios. 

Atual prédio da Associação Rural
 Outra curiosidade a respeito dessa primeira edição de nossa famosa exposição, é que ela foi realizada quando ainda não existia a atual sede da Associação Rural. Para esta primeira feira, o local escolhido foi onde hoje está o estádio do Esporte Clube Cruzeiro, onde uma estrutura móvel, porém, de muito bom gosto, foi montada naquele local, onde muitos dos que frequentaram esse evento, hoje dão nomes a ruas da cidade.

 Leia a matéria completa e outras imagens na edição impressa.



Postar um comentário

0 Comentários