Dom Pedrito tem a emissão de Carteiras de Trabalho mais rápida do Brasil

Dom Pedrito tem a emissão de
 Carteiras de Trabalho mais rápida do Brasil
Francisco Ferrer

 Esta é a afirmação do servidor da Agência do Trabalho de Dom Pedrito, Francisco Ferrer, que após dois anos de aposentadoria, aceitou retornar à ativa. Por sua iniciativa e bom relacionamento em décadas como servidor federal, conseguiu trazer para a cidade o equipamento necessário para a confecção das Carteiras de Trabalho. Francisco contou ao Folha da Cidade que algumas mudanças foram feitas pelo Ministério do Trabalho no sentido de modernizar o documento, acrescentando novas informações. Ele garante que no Brasil, não há cidade que tenha a emissão do documento mais rápida do que aqui. Isto se deve ao fato de que a agência local possui o equipamento para a confecção da mesmo, e a demanda, a procura por novas carteiras não ser tão alta na cidade.

Agência do Trabalho de Dom Pedrito
 A novidade despertou a atenção até mesmo da vizinha Bagé, onde semanalmente pessoas de lá procuram a nossa agência para fazer o seu documento. Francisco informa que a prioridade são os pedritenses, o que não impede de atender os forasteiros. Hoje, o trabalhador faz o seu requerimento num dia e retira a carteira na manhã seguinte. Antes deste sistema, eram juntados alguns requerimentos e posteriormente enviados para Uruguaiana, resultando em uma espera de até 60 dias em algumas ocasiões, o que prejudicava muitos contratos de emprego. Bagé, por exemplo, atende aproximadamente trinta municípios e o sistema ainda é o antigo - juntam os requerimentos e enviam para Pelotas para serem confeccionadas as carteiras. Dom Pedrito, foge à regra e desponta na vanguarda deste importante serviço.

Outras Considerações

 Ferrer lembra que os requerimentos para o primeiro seguro desemprego, são realizados pela Agência FGTAS Sine. Quando algum problema de documentação acontece, aí sim a agência é quem resolve.

 Quanto às carteiras de trabalho antigas, Francisco fala que o documento não perde a validade e pode seguir sendo utilizado, se ainda houver espaço para os registros.

 O trabalhador só precisa fazer outro documento em caso de perda, inutilização ou se todos os espaços já tenham sido preenchidos.

Documentos Necessários Para Fazer Sua Carteira De Trabalho

 Para fazer a Carteira de Trabalho, o trabalhador precisa levar certidão de nascimento, RG e CPF ou a CNH. Somente o trabalhador que fez o requerimento pode retirar a carteira, pois é preciso autenticar a entrega com a leitura de sua digital.

Fiscalização

 De acordo com o servidor, Dom Pedrito não possui fiscais. Quando uma denúncia é feita, o que pode ser realizado na agência local, esta é encaminhada para Porto Alegre, que por sua vez analisa o pedido.  A Agência do Trabalho de Dom Pedrito funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h.


Postar um comentário

0 Comentários