Festejos Farroupilhas e o comércio tradicionalista


Marcelo Piemolini - Selaria Laçador.

 Com a proximidade da data magna da "Nação Farrapa", alguns setores de nosso comércio têm o seu movimento intensificado. Com efeito, setembro pode ser considerado o mês onde os festejos farroupilhas fazem com que os tradicionalistas se preparem para fazer bonito nos bailes e ranchos da cidade, não esquecendo do pingo, verdadeiro símbolo da tradição e da força do povo gaúcho, que precisa estar, também, com a encilha bonita para o desfile do dia 20.

 Conversamos com Núria e Walter Piemolini, proprietários da Correaria Nova Esperança, comércio com mais de 50 anos de atividade no ramo. Eles nos contaram que o movimento ainda está relativamente calmo, mas deve se intensificar à medida que setembro se aproxime.

Núria Piemolini - Correaria Nova Esperança.
 Os itens mais procurados são os artigos da pilcha, tanto masculina como feminina. Núria disse que os festejos farroupilhas são a "safra" para os comerciantes de artigos tradicionalistas e espera que este ano as vendas sejam melhores, pois nos dois últimos a comercialização foi prejudicada em decorrência do mormo.

 Marcelo Piemolini, proprietário da Selaria Laçador e que vem de uma família de comerciantes nesta área de artigos para o gaúcho e possui sua loja há 20 anos, conta que 2015, ano do aparecimento do mormo no Estado, foi o pior período para os comerciantes do ramo, pois foi um ano que não teve desfile. 

 Já em 2016, com algumas restrições e muitas dúvidas, as vendas melhoraram um pouco. Para este ano, Marcelo acredita que, a procura será maior, até porque, o gaúcho já está acostumado a todos os trâmites e exigências legais. "As pessoas já estão começando a perguntar preços, pesquisando. Os clientes procuram de tudo um pouco, mas o principal são as pilchas, além das peças de encilha", disse Marcelo.



Postar um comentário

0 Comentários