Camelô é notificado por prejudicar a estética da cidade



 Essa foi a afirmação de Maria Regina Alves Escobar, em entrevista ao Folha da Cidade nesta manhã. Maria Regina tem uma banca muito conhecida no centro da cidade, precisamente no cruzamento da Av. Barão do Upacaraí, com a Rua Bernardino Ângelo. Ela contou que no sábado passado (9), um fiscal da prefeitura abordou ela e o esposo e deu a eles uma hora para desmontar a banca, segundo ela, tudo por conta de um toldo instalado na banca para proteger do sol os produtos. Na justificativa, o fiscal teria dito que esse toldo estaria prejudicando a estética da cidade. Maria Regina, que tem toda a documentação necessária pediu que o fiscal ligasse para a secretária de Planejamento Luciane Moura, e esta teria dito a mesma coisa - que o toldo estaria prejudicando a estética e que ela teria necessariamente que desmontar toda a banca. Maria, indignada, redarguiu: "mas e a estética dos prédios dos grandes empresários tapados de sujeira não prejudicam a estética da cidade?" Luciane teria dito que ela teria que desmontar a banca mesmo assim, no que o fiscal ali presente, disse que em uma hora retornaria para ver se a banca estava desmontada. Maria Regina insistiu com a secretária e conseguiu permanecer durante ali durante aquele dia. Já no domingo, não foi possível trabalhar. Nesta manhã, ela e o marido procuraram a prefeitura para tentar resolver a situação, que segundo sua avaliação, é injusta.

 O caso é polêmico, mas não é incomum. Seguidamente vendedores ambulantes ou camelôs são denunciados, ou por empresários insatisfeitos com a concorrência, ou por pessoas que julgam que estes estão atrapalhando o trânsito nas calçadas. O fato é que, até o presente momento, Maria Regina, não pôde montar a sua banca.

 Nossa reportagem tentou entrar em contato com a secretária de Planejamento Luciane Rodrigues, mas nos foi informado que ela se encontrava em uma reunião em Bagé, com o prefeito Mario Augusto.

Postar um comentário

4 Comentários

LIGIA disse…
Querem prejudicar o camelô, só isso, porque está ganhando o pão nosso de cada dia, enquanto os empresários elitistas se aproveitam, de seu pretenso poder de classe para esnobar, sua tirania. Pois a época é de luta contra os mais pobres. Mas democracia, se é que ainda existe, garante liberdade para todos, e direitos de ir e vir. Onde está o delito... averiguem.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Se colocar a banca sem documentação não pode, se tem documentação tem sair por causa da estética da cidade! Então senhor fiscal chegue na prefeitura e fale para o sr prefeito que vai fechar a prefeitura por que eles não arrumam as ruas da cidade e isso está prejudicando a estética da cidade! É cada uma que acontece!
Anônimo disse…
Por que vcs nao se preocupam cos os buracos das ruas ha esqueci que vcs querem ganhar dinheiro facil prejudicando um pobre trabalhador