Luciana Michel



 Florzinha da sorte

 Muitas pessoas me escreveram perguntando se era verdade que, para celebrar o dia do trabalho, os franceses oferecem aos amigos, ou enfeitam suas casas, com lírios do campo. Sim, o muguet, como é chamada essa florzinha aqui na França, está ligada ao primeiro de maio, e essa linda história, vem de um passado bem remoto, quando os celtas, ainda na idade média, a intitularam não só como símbolo da primavera, mas também como amuleto da sorte.  Para afastar os maus espíritos eram oferecidas aos deuses no primeiro dia do mês cinco, pois era quando iniciavam a contagem regressiva para o verão.

 Depois de ser relacionada às comemorações religiosas, o costume passou dos deuses para as damas.  Então, em primeiro de maio de 1561, o rei Carlos IX formalizou as coisas. Tendo recebido naquele tempo um ramo da delicada plantinha, decidiu presentear, a cada ano, às damas da corte, nascendo assim a tradição.

 Porém, essa ideia só ganhou maior adesão dos franceses no final do século XIX e início do XX.Por trás de sua aparência frágil,o lírio do campo, provou que é uma flor versátil e cheia de talentos e que, depois de agradar deuses e reis, caiu nas graças de artistas e criadores. Em 1895, o cantor francês Félix Mayol, usou um ramo de muguet na lapela do chapéu durante sua estreia em Paris,após receber o mimo de uma fã. Adivinhem em qual dia o concerto aconteceu? Isso mesmo, primeiro de maio!A série de shows foi um sucesso e o artista adotou a flor como símbolo. Muito conhecido na época, Mayol, relançou a tradição.Mas a história não parou por aí. Três anos depois, no mesmo dia e mês (sim!), em um desfile de alta costura, do estilista Christian Dior, as mulheres presentes receberam um buquê de lírio do vale, como souvenir. O estilista acabou transformando-a também em um de seus amuletos. Era tão apaixonado pela delicada florzinha que a cultivava em uma estufa especialmente aquecida! Assim, durante o ano todo podia usá-la decorando a lapela de seu paletó. Além disso, durante os desfiles, pedia a suas funcionárias para que costurassem os mesmos brotos de lírio do campo na bainha das mangas ou dos vestidos desfilados por suas modelos, como forma de desejar-lhes sorte.

 Apesar de já famosa, a flor “queridinha” de todos, só foi associada ao primeiro de maio na França, depois da Segunda Guerra Mundial, quando a data foi oficialmente escolhida como Dia do Trabalho. A icônica plantinha, acabou pegando o lugar da imponente rosa vermelha, que era símbolo da comemoração há muito tempo, mas como estava totalmente vinculada à esquerda, perdeu seu posto para o discreto muguet.

 Assim, desde então, todos os anos, exclusivamente nessa data, a prefeitura de Paris permite a venda de muguets nas calçadas como forma de gerar renda para as pessoas que estão desempregadas. Os franceses, oferecem a emblemática planta àqueles que amam, como forma de demonstrar carinho e desejar felicidades.O primeiro de maio é uma data especial aqui na França, não só por marcar o movimento dos trabalhadores, mas também porque preserva uma tradição antiga e que encanta a todos ao longo dos anos.

Postar um comentário

0 Comentários