O trânsito em Dom Pedrito sob a ótica de um especialista

Placa A-42C - Pista dividida, colocada de maneira equivocada, na Borges de Medeiros. 

 O trânsito, por definição, é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. É um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do dele. Dom Pedrito, como outras cidades, apresenta problemas que são causados por uma série de fatores, que passam desde a falta de estrutura da própria cidade, o que compreende as ruas, quase todas de péssima qualidade; as calçadas, sem qualquer tipo de padronização; a sinalização que em alguns lugares não existe ou confunde os condutores e, por fim, o comportamento do principal ator neste cenário - o ser humano, esteja ele em que condição for - pedestre, ciclista, motociclista, ou motorista de qualquer veículo. Se este último optar por não respeitar as regras de trânsito, não haverá qualquer sistema capaz de fazer com que haja harmonia entre seus componentes.

 Na semana que passou, a reportagem do Folha da Cidade, com o auxílio do instrutor Mauricio Castilho Ribeiro, do Centro de Formação de Condutores Fênix, em uma volta rápida pelas ruas da cidade, constatou, além de sua pouca qualidade, inúmeras falhas no que diz respeito à sinalização. Em muitos locais, a falta de uma simples placa, pode não fazer falta para quem mora em Dom Pedrito, mas pode gerar, no mínimo um desconforto, quando não, acidentes para quem é de fora. Independente de qualquer situação vivida no trânsito, Mauricio disse que o comportamento do motorista pedritense é o que mais impacta para que haja tantos acidentes. Entre as situações diariamente presenciadas por ele, está a maneira como pilotam os motociclistas - pelo lado esquerdo da via, quando o correto é pelo lado direito, a não ser no caso de uma ultrapassagem. No mesmo tema o modo pelo qual a maioria dos motociclistas estacionam está incorreta - eles sinalizam, entram na vaga e viram à esquerda, ficando quase no meio da rua, para depois entrar de ré na vaga, quando o correto é sinalizar à direita, posicionar-se no mesmo sentido do tráfego e depois, então, entrar na vaga.


Rotatória da Rua Júlio de Castilhos
Preferência é de quem já está cruzando a via
 A velocidade que os veículos trafegam pela ruas, também é visivelmente superior à permitida para a maioria das vias, o que, certamente, é outro fator que contribui para o elevado número de acidentes. A cidade, apesar de não ter crescido tanto no número de habitantes, teve o número de veículos aumentado exponencialmente nas últimas duas décadas, e a estrutura de tráfego urbano continuou a mesma do século passado. As maioria das ruas continua de chão batido, e onde existe pavimentação, nem sempre é de boa qualidade. Asfalto? Conta-se nos dedos de uma mão, onde pode-se encontrá-lo. Simples semáforos? Existem apenas dois, quando facilmente poderia se elencar no mínimo outros cinco locais onde seria necessária a sua colocação, de forma a disciplinar o trânsito cada vez mais intenso, principalmente nos horários de pico.

 Outra questão não menos importante é o tipo de vegetação encontrada nos canteiros centrais. Esta não possui qualquer tipo de padronização, o que em muitos lugares dificulta a visão de pedestres e condutores, e é com certeza motivo de muitos acidentes registrados semanalmente. Encontramos nesta volta ligeira, muitos lugares onde não existe sinalização de qual rua é a preferencial, o que como dissemos, pode não afetar muito a vida de quem mora aqui, mas faz toda a diferença para motoristas que aqui chegam pela primeira vez. Outros pontos existem, em que não existe placas de "Pare", ou "Dê a preferência", porém, nestes casos existe um regra que a maioria dos motoristas esquecem quando depois que recebem sua CNH, como, por exemplo - Cruzamento sem sinalização - Se não tiver a placa ou escrito no asfalto "Pare", saiba que a preferência é do veículo que vem pela direita do condutor; rotatórias - o veículo que está circulando nela é quem tem preferência e não o que ainda vai cruzar a via - Ao entrar ou cruzar uma rodovia, dê preferência a quem estiver nela; nas passagens de nível - os veículos que deslocam sobre trilhos terão sempre preferência de passagem; cruzamento com sinalização - o veículo que estiver diante da placa "Pare" deve respeitar a sinalização independentemente se ele está ou não à direita do condutor. A sinalização de parada obrigatória é que predomina. As imagens que trazemos nesta página, são, portanto, a impressão que tivemos, o instrutor e nossa reportagem, visto que foram feitas de dentro do carro, na tentativa de retratar o mais fielmente a visão de um condutor.


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