Querência Gaúcha

 19 de maio de 2018.

  Abrindo a porteira
 Finalmente o inverno vem se chegando de mancinho, com noites frias, manhãs e tardes agradáveis. Felizmente é o que estávamos esperando, pois o frio afugenta os mosquitos, e as pragas de verão vão  se exterminando, mas para isto tem que cair umas geadas bem grandes. Ano passado, apesar de ter caído algumas poucas geadas, o carrapato não morreu, causando prejuízos aos pecuaristas tiveram que banhar seu gado várias vezes, e teve propriedades que acabaram perdendo animais de tristeza e outros problemas. Esperamos que este ano isto não aconteça.

Feira alternativa

 Sábado passado estive em Lavras do Sul, onde assisti à Feira Alternativa de Outono de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas, 22ª Edição. Foram ofertados 1933 animais.

 A Feira foi um sucesso de vendas, sendo vendidos todos os animais ofertados. Os preços foram excelentes para os vendedores, e quem comprou saiu satisfeito porque levou qualidade e genética para seus campos. Não recebi a média geral das vendas, mas a terneirada foi praticamente a mais de seis reais, e as vaquilhonas devem ter alcançado a média de cinco reais, inclusive teve vendido a R$ 6,91. As terneiras também passaram da média de R$ 5,00. Isto é uma boa notícia para os produtores rurais, sinal que o preço do gado está reagindo.

CTG Rodeio da Fronteira

 O CTG Rodeio da Fronteira continua com sua agenda lotada durante os meses de maio, junho e julho.

 Neste domingo tem evento realizado pelp Piquete Amaro Machado, com almoço ao meio dia a base de carne ovina e outras cositas mas, não é seu Tomás Machado? O restante da programação estarei divulgando nas próximas edições. Inclusive, dia 30 de junho sediará o Baile da Escolha das Prendas Regionais da 18ª Região Tradicionalista. Pelo que estou sabendo a organização do Baile está a cargo do Departamento Cultural ALMA GAÚCHA.

Arremate

 Arremato o último tento do laço sentado num cepo, aqui na Estância Santa Rosa, Quatro Estradas, Lavras do Sul, onde convido estudantes, agropecuaristas da região para participarem do SEMINÁRIO PASTOS E PASTAGENS, promovido pelo SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO.

Postar um comentário

0 Comentários