Silvio Bermann


 Prefeitura aceita abrigar Estação Meteorológica do Inmet

 A partir do fechamento, anunciado pelo governo Sartori, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) - equivalente, aqui nos Pampas gaúchos, à Embrapa – o poder Executivo estadual contatou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para solicitar que retire de sua sede, em Dom Pedrito, a Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática que lá funciona há mais de 10 anos. O que significa: se outro local não for disponibilizado, a Estação será desativada.

 A estação é composta de uma unidade de memória central ('data logger'), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Paulo Cézar Etchichury
 Na quarta-feira passada (16), pela manhã, recebi um telefonema do meteorologista Paulo Cézar Etchichury, diretor da Somar Meteorologia, para comunicar que ele, por sua vez, foi procurado por Francisco de Assis Diniz, diretor geral do Inmet, órgão com sede em Brasília, informando a nosso conterrâneo que a Estação de Dom Pedrito iria fechar a menos que algum segmento se responsabilizasse por zelar pelos seus equipamentos. Diniz é a maior autoridade do setor meteorológico brasileiro, respondendo apenas ao ministro da Agricultura e sendo representante do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial, organismo vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). "Como somos colegas, amigos e sabendo que sou pedritense, Diniz me ofereceu a oportunidade de buscar uma nova parceria que garanta a continuidade do funcionamento daquela estação. Então resolvi te ligar e pedir que repercuta essa notícia aí em Dom Pedrito e, quem sabe, já encontre alguém com o perfil que buscamos", disse-me Paulo Cézar, que naquela manhã se encontrava em São Paulo. Em seguida, compartilhei a notícia com a Moça do Tempo da Rádio Upacaraí, Mari Lopes Gomes (a Magô) - que utiliza todo dia os dados daquela Estação Meteorológica - e também fiz contato com nossa administração municipal, tendo falado com o amigo Marquinhos Rodrigues, que além de secretário municipal de Educação é homem de confiança do prefeito Mário Augusto. Depois, conseguimos nos comunicar com o próprio prefeito, que autorizou a parceria Inmet/Prefeitura de Dom Pedrito, desde que isso não implicasse em custo para os cofres públicos.Ora, Paulo Cézar havia explicado que a Estação funciona com energia solar e, portanto, não há necessidade sequer de pagar-se uma conta de energia elétrica. O que se solicita, tão somente, é uma área de 4m X 4m, aproximadamente, cercada, que o local tenha vigilância para que os aparelhos não sejam depredados e também haja acesso facilitado aos técnicos que, de tempos em tempos, vêm dar manutenção aos equipamentos.

 Bem, feito o trabalho como facilitadores, que nos coube, a Paulo Cézar e a mim, tratamos de fornecer, ao prefeito, os contatos telefônicos com o diretor geral do Inmet, e a este, os telefones do prefeito Mário Augusto. Caberá a essas autoridades e seus assessores a viabilização do projeto para que não percamos essa Estação Meteorológica.

Silvio Bermann
 Arremato reproduzindo o que ouvi de Paulo Cézar na última conversa que tivemos, por telefone, na quarta-feira (16), à noite: “Essa sequência de dados fornecida pela Estação Meteorológica instalada em Dom Pedrito é que permite à ciência avançar, melhorar as previsões meteorológicas para a região. Este é um patrimônio desta geração que acredita na ciência para melhorar as condições de vida das futuras gerações. Até os investimentos na agropecuária, setor tão importante para a economia da região, depende dos estudos e desse monitoramento climático que fazemos agora e que não pode ser interrompido”, sentencia Etchichury. Os argumentos técnicos estão aí. As provocações de natureza política-administrativa, idem. Aguardemos, agora, o desenrolar dos fatos. Carpe diem!

Postar um comentário

0 Comentários